Quando o Mestre de RPG busca adaptar ou criar um novo cenário para seus jogos, muitas vezes precisa utilizar um sistema pré-existente ou criar um novo. Para que a nova realidade do cenário proposto possa ser vivenciada pelos personagens dos jogadores em um jogo de RPG, é necessário que o sistema de regras tenha capacidade de simulação do cenário proposto, e idealmente, ainda tenha uma boa jogabilidade dentro da mecânica de regras.
O Dungeon & Dragons (D&D) é o sistema mais popular do mundo para fantasia medieval; o fato é que para cenários nessa temática, ele satisfaz um grande número de jogadores no equilíbrio entre a capacidade de simulação e a jogabilidade. Mas esse sistema de regras não é o mais indicado para outros gêneros de cenários. A realidade da fantasia medieval dos cenários de D&D é heróica; isso poder ser difícil de contornar se o cenário a ser simulado tem uma realidade diferente (mais realista, como exemplo).
Para Jogos em cenários históricos, o Generic Universal Role Playing System (ou GURPS), apresenta um sistema de regras bem realista e um grande número de livros com cenários, dentre os quais destaco o Astecas, Império Romano, Japão e Vikings. Tendo em vista jogos em cenários realistas com personagens que possuem poderes moderados, o GURPS tem um sistema levemente complexo, mas que atende perfeitamente a proposta realista.
Para super seres, temos uma grande gama de sistemas, dos quais destaco: o Mayfair Exponential Game System (ou MEGS) e o Mutantes e Malfeitores. O primeiro é interessante pela progressão exponencial de unidades dentro do sistema, seja para definir tempo, espaço ou nível de superpoderes; o segundo pelas possibilidades de poderes listados.
Pouco comum entre os jogos de RPG, os cenários espaciais tem poucos sistemas perto dos outros citados. O antigo Sistema D6, que era utilizado para o cenário de Star Wars, é um sistema bem versátil que permitia a criação de personagens bem diversificados em relação a raças e classes.
Alguns sistemas de regras podem ser classificados como genéricos, ou seja, podem ser utilizados para quaisquer cenários. Contudo, nem todos eles podem ter ajustes do nível de realidade (realista, heróico, super-heróico); a grande maioria dos sistemas genéricos se preocupa apenas em simular personagens diversos.
Para que um sistema de regras possa ajustar o nível de realidade, é necessário que ele possa ter regras que podem ser ´ligadas´ e ´desligadas´ de acordo com o tipo de realidade a ser simulada, além de regras específicas para determinados tipos de realidade; poucos sistemas de regras foram projetados para essa finalidade, e cabe ressaltar o OPERA RPG como um dos sistemas que se enquadra como genérico e capaz de ajustar o nível de realismo da realidade a ser simulada.
Os Atributos Básicos do OPERA RPG são Físico, Destreza e Inteligência e variam de 2 a 12. Seres com tamanho diferenciado (segundo o padrão humano) ou poderes podem trazer modificadores de ampliação ou de redução desses atributos. Os atributos secundários variam conforme o cenário onde estão inseridos e estão listados a seguir: Percepção, Vontade, Mente, Magia e Sorte.
Os testes do sistema são realizadas de duas formas, utilizando dois dados de seis lados (2D6): o Teste de atributo, onde é necessário obter um valor igual ou menor em 2D6 do que o atributo, e o Teste de disputa, onde é necessário obter um valor maior em 2D6 do que o atributo. De acordo com a situação, penalidades (em caso de dificuldades) e bônus (no caso de facilitadores) podem ser adicionados aos valores dos testes. Características, Habilidades e Poderes também podem trazer modificadores para testes de atributos dos personagens.
Uma regra que pode variar de acordo com o nível de realismo, é a de área de acerto em um personagem quando um ataque (seja ele a curta ou longa distância) é realizado; outra diz respeito as limitações que um personagem tem quando é ferido, que pode ser eliminada em cenários onde o nível de realidade heróica deseja ser simulada.
Para os Mestres de Jogo e jogadores que desejam adaptar e/ou simular novos cenários, recomendo utilizarem o OPERA RPG; na seção de Downloads, temos uma grande quantidade de cenários, personagens e aventuras que demonstram a versatilidade desse sistema de regras.
Um bom jogo a todos!