O herói Vento Cortante, foi apresentado em uma aventura-solo em 1996, na antiga revista de RPG Só Aventuras. Esse herói viveu no ano de 832 do calendário tires, e por ser um artesão e combatente sem precedentes, teve sua arma kusari-gama (conhecida pelo projeto como ‘bico de corvo’) encantada por um membro da Cúpula, que colocou nela a mágica Rajada de Vento. Dentro de seu cabo, se encontra uma gema mágica emorita, que contém 9 pontos de mana.
Na referida aventura-solo, Vento Cortante se sacrificou para destruir uma Aberração, um monstro terrível invocado por magos sombra. Se Vento Cortante tivesse hesitado, muitas mortes aconteceriam na periferia de Sol Nascente. Devido ao seu ato nobre diante de sua morte e de seus votos de devoção em vida, Vento Cortante passou a habitar a Dimensão das Almas Eternas, onde foi treinado para assumir como um combatente das forças do mal.
A missão de Vento Cortante a partir do momento em que se tornou mártir, é lutar contra os seres dimensionais malignos que estão prejudicando os tireses. Na condição de habitante da Dimensão das Almas Eternas, Vento Cortante foi inserido dentro do mundo da magia, e ele pode executar duas mágicas para abrir portais (dentro e entre as dimensões). Vento Cortante visitou as Dimensões Inferiores e lutou contra muitos seres malignos que torturavam e se aproveitavam de almas tiresas perdidas (principalmente na Dimensão das Cinzas). Até mesmo na Dimensão Terrestre Vento Cortante levou ideias a alguns tireses em momentos de crise (através do poder Telepatia), o que evitou muitas mortes.